quinta-feira, 3 de março de 2011

Importância da Internet na sociedade


A Internet é a tecnologia mais útil e utilizada hoje em dia. As comunicações via Internet, podem transportar trabalhos com informação pessoal a um vasto número de pessoas e a custo reduzido. Podemos afirmar que o uso da Internet contribui para o desenvolvimento da sociedade, da informação, e também melhoria da vida dos cidadãos.
A Internet melhora as comunicações e o acesso à informação. Os participantes desta trocam ideias e informações cooperando entre si. Actualmente este meio de comunicação é utilizado em casa, trabalho, para realizar trabalhos ou simplesmente lazer.
Vivemos em um mundo de constantes transformações, a cada nova geração mudam-se as formas de se relacionar e de viver em sociedade. Creio que a nossa geração ficará marcada pelas transformações causadas pela internet, mas final, qual importância da internet na sociedade actual? Para tentar responder esta pergunta, foquei alguns pontos que considero fundamentais.
A internet tem inúmeras utilidades práticas ou não, dependendo da forma como é usada. Como ferramenta de pesquisa e informação não tem igual. Ela hoje permite a interligação entre os diversos pontos do planeta terra e coloca à disposição dos seus usuários recursos tecnológicos moderníssimos e eficientes, desde os mais diversos cursos on-line ao acesso à última informação jornalística. É uma ferramenta auxiliar de inestimável ajuda, porém, pode se transformar, também, em um instrumento de alienação e corruptor dos seus usuários, cabendo a quem a utiliza, sempre uma dose extra de bom senso e cautela.
A internet trouxe novas formas de comunicação, os comunicadores instantâneos como o MSN, o telefone pela internet como o Skype, o correio electrónico, as redes sociais como o Orkut, entre outros, são ferramentas baseados em internet que possibilitou uma verdadeira revolução na forma como comunicamos com outras pessoas.

Vantagens da Internet
·         Comunicação entre as pessoas de uma forma rápida e eficaz, via e-mail e chat;
·         Novas oportunidades para constituir redes de pessoas e de grupos, que não eram possíveis antes do aparecimento das novas tecnologias;
·         Possibilidade de estabelecer laços à escala mundial;
·         Melhora a capacidade de gerir a informação
·         O aparecimento das redes electrónicas não aumenta o isolamento, nem prejudica a sociedade, a cultura e as relações humanas; pelo contrário, constata-se que as TIC são úteis para estimular as cooperações, partilhar conhecimentos e ideias, desenvolver parcerias e enriquecer as actividades.
·         A Internet proporciona novos hábitos, práticas de trabalho, estudo, lazer, consumo e procura de informação.

Desvantagens da Internet
As desvantagens da Internet estão enraizadas nas suas qualidades positivas:
·        Conteúdo ilimitado e extremamente diverso;
·         Liberdade de navegação do utilizador;
·         Ausência de vigilância;
·        A Internet é frequentemente usada isoladamente, em especial pelos jovens;
·        Navegar na Internet significa, frequentemente, navegar sem qualquer tipo de guia de navegação, uma fonte de preocupação para pais,
professores e educadores. Mas os próprios jovens estarão sempre conscientes disto? Geralmente, respondemos com tecnologias de filtro que são frequentemente cruas, inapropriadas e, pior de tudo, criam uma falsa sensação de segurança e, desta forma, os jovens nunca aprendem a ser utilizadores perspicazes por si próprios.
·        Uma das desvantagens mais importantes diz respeito àquilo a que hoje se chama «divisão digital» - uma forma de discriminação que separa os ricos dos pobres, tanto dentro das nações como entre elas mesmas, com base no acesso, ou na falta de acesso, às novas tecnologias de informação. Neste sentido, trata-se de uma versão actualizada da diferença mais antiga entre as pessoas «ricas de informação» e as outras «pobres de informação».